sábado, 23 de janeiro de 2016

DORINHA DUVAL

Dorinha Duval é o nome artístico de Dora Teixeira, nascida em São Paulo no dia 21 de janeiro de 1929.  Ingressou no mundo artístico como cantora, na década de 1940, cantando com o pianista Moacir Peixoto.
Iniciou no teatro de Revista pelas mãos de Maria Irma e Juan Daniel, pais do diretor Daniel Filho. No teatro trabalhou com grandes diretores como Walter Pinto.
 Atuou em radionovelas e começou em televisão na extinta Tupi, no elenco do programa TV de Comédia (1957-1959). Fez muito sucesso no Programa Time Square ao lado do então marido, Daniel Filho. 
No cinema esteve em filmes como Veneno; As Aventuras de Pedro Malasartes, entre outros. 
Em novelas, destaque para: Verão Vermelho, Irmãos Coragem, O Bem-Amado e Selva de Pedra. Foi a primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo dirigido por Geraldo Casé.
Dorinha se afastou da televisão no início dos anos 1980, após ser condenada a seis anos de prisão pelo assassinato de Paulo Sérgio Alcântara, com quem estava casada havia seis anos. Cumpriu oito meses de prisão em regime semiaberto. Desde 1987, passou a se dedicar às artes plásticas. É mãe da atriz Carla Daniel.
Vive no Rio de janeiro e sofre de Alzheimer.

E mais:

Ana Paula Mendes iniciou na vida artística como modelo publicitário. Foi para a TV a convite de Wilton Franco. Atuou na linha de shows da Rede Globo e seu maior sucesso foi no SBT no programa O Povo na TV. No teatro atuou na peça Aí Vem o Dilúvio e no cinema esteve ao lado de Sérgio Mallandro em Tudo Acontece Em Copacabana. Foi namorada do diretor Wilton Franco.

Guta  foi uma das mais famosas mulatas do Sargentelli nas décadas de 1960/70. Atuou na linha de shows da TV Tupi e esteve no filme Pensionato de Mulheres em 1974. Afastou-se da mídia. Guta foi namorada do humorista Mussum dos Trapalhões.

2 comentários:

  1. Oi, conheci ana paula em 1981. Onde poderia encontrar informaçao sobre ela? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dunia. Infelizmente não tenho informações sobre Ana Paula. Se puder contribuir com alguns dados, será bem vindo. Obrigado pela visita!

      Excluir