sexta-feira, 29 de abril de 2011

FERNANDO JOSÉ

Fernando José fez uma centena de filmes, entre os quais se destacam: Mauá o Imperador e o Rei e vários filmes dos trapalhões, sempre em personagens coadjuvantes. Na tv atuou em dezenas de novelas e programas humorísticos, destaque para a novela Sinhá Moça.
No Teatro fez: Chicago 1930 (1974), Camas Redondas, Casais Quadrados(1977)  e A Preguiça ao lado de Zilka Salaberry em 1970. Faleceu no dia 14 de outubro de 2014.

E mais:

 
Lina Fróes tinha uma certa aparência com Regina Duarte. Apareceu em vários episódios do Caso Verdade dos anos 80 e esteve nas novelas Despedida de Solteiro, Sonho Meu, Anjo de Mim e Vila Madalena. Em 1980, atuou na peça Homem é Homem ao lado do ator Rubens Correa. Ainda no teatro, atuou em As Três Moças do Sabonete (1985) dirigida por Milton Gonçalves; Canteiro de Obras; Ato Cultural - A Saga do Genovês Alucinado e Nosso Marido. Em 2016, Lina tem uma conta no site de relacionamentos Facebook, mas não dá detalhes da carreira na atualidade.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ANA ARIEL


Ana Ariel nasceu em São Paulo no dia 18 de Maio de 1930. Filha do Palhaço Piolim, praticamente nasceu no picadeiro, onde atuou como atriz mirin. Fez teatro e cinema, mas foi na televisão que Ana se destacou como uma das maiores atrizes com personagens coadjuvantes de destaque em novelas, como: Irmãos Coragem, Gabriela, Elas por Elas, De quina Pra Lua e Hipertensão entre outras. Ana abandonou a carreira em 1988, por problemas de saúde, vindo a falecer em 20 de fevereiro de 2004.

DARCY SOUZA atuou no teatro e cinema, mas foi na  televisão que encontrou seu habitat natural, sempre em personagens cômicos. Se destacou nas novelas Fogo Sobre Terra e Amor com Amor se Paga. Fez bastante teatro popular, com destaque para a peça: Italiano...Com Muita Honra. Faleceu em 1994.

E mais:

 
Nenna Camargo é o nome artístico de Francisco Eduardo de Camargo e Almeida, carioca nascido em 09 de janeiro de 1962 Irmão mais velho do ator Felipe Camargo, Nenna tentou a carreira de ator atuando em O Sexo dos Anjos e Quem é você. Embora tenha a mesma beleza que o irmão, Nenna não obteve sucesso, abandonando a carreira no final dos anos 90 e hoje é pesquisador e escritor.  Escreveu um livro em inglês com o nome de Edward Baldo em homenagem ao seu avô.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

NEUZA CARIBÉ

Neuza Caribé sempre teve o rostinho angelical e por isso sempre interpretou personagens doces no horário nobre da globo, como: Brilhante, Sétimo Sentido, Partido Alto e Selva de Pedra. É mãe da autora de novelas, Renata Dias Gomes. Atuou no cinema no filme Quem Matou Pixote?. Desde o inicio dos anos 90, Neuza dedica quase que exclusivamente ao teatro, onde é atriz, autora e produtora. É um rostinho marcante e característico dos anos 80 na televisão. Depois de 38 anos longe das telinhas, retornou na novela "Família é Tudo" em 2024.

JANSER BARRETO é um ator de teatro, cinema e televisão. Primo de Glória Pires, conheci o trabalho do ator em uma reprise de Obrigado Doutor, interpretando um adolescente gay. Acredito que tenha sido um dos primeiros gays da teledramaturgia. Atuou em Brilhante e Feijão e o Sonho. No cinema esteve em Urubus e Papagaios. No teatro se destacou no infantil Peter Pan, onde ganhou prêmios. Ainda esteve em El Toreador e Don Quixote de Lugar Nenhum.


 KARLA MUGA, é um rosto conhecido nos anos 90 da tv, onde apareceu em A Indomada e O Meu Pé de Laranja Lima. Depois, à partir dos anos 2000, passou a se dedicar a produção e se mudou para Portugal onde foi contratada por um canal local e atuou como atriz e diretora. Segundo informações recentes, Karla continua morando em Portugal e deve aparecer em breve em alguma produção do país.

E mais:

Sonia Regina Rodrigues nasceu em Santos no dia 7 de julho de 1961. Estreou na tv pelas mãos de Walter Avancini, na novela Nina e depois apareceu em Pai Herói e A Gata Comeu. Abandonou a carreira após participar do Sitio do Picapau Amarelo, onde interpretou Cinderela. Hoje Sonia é dona de casa. A foto acima é do orkut, onde está com sua filha. Sonia é irmã dos ex atores mirins da década de 1960: Valdo e Américo Rodrigues(atuaram nas novelas: A Muralha, As Pupilas do Senhor Reitor e Sangue do Meu Sangue).

segunda-feira, 18 de abril de 2011

LEANDRO FIRMINO

Lendro Firmino da Hora nasceu no Rio de Janeiro em 1978, cresceu em Jacarepaguá. Nunca pensou em ser ator até aparecer um teste para o filme Cidade de Deus, onde passou e deu um show na pele de Zé Pequeno, ganhou praticamente todos os prêmios que concorreu. É basicamente um ator de cinema, tendo atuado ainda em Trair e Coçar, O Homem que desafiou o Diabo entre outros. Mas apareceu também no teatro ao lado de Mateus Natchgaelle na peça Woizeck. Na televisão esteve em A Diarista e Vidas Opostas. É um dos maiores atores da nova geração. Também faz um belo trabalho social na ong Nós do Cinema, onde trabalha com uma comunidade pobre, tentando difundir responsabilidades e melhorando a auto estima dos participantes.

RONEY VILLELA é comparado com Wilson Grey por participar de quase todos os filmes do cinema nacional, já atuou em mais de 20, onde se destacou em 5x Favela, Tropa de Elite 2, A Menina do Lado, A Suprema Felicidade. É pai de quatro filhos e está casado com a atriz Vanessa Lynx. Começou no teatro nos anos 70, onde seu maior sucesso foi na peça Após a Chuva. Na tv participou de Cobras e Lagartos, Mandacaru e etc. É elogiado por todos diretores com quem trabalhou.

MARCELO GONÇALVES é irmão do ator André Gonçalves. Já fez teatro e televisão. Mas foi no cinema onde sempre chamou a atenção como em Tropa de Elite 2.

E mais:

Desiree Vignolli é mãe de 4 filhos. Foi casada com Luis Gustavo e atuou em várias novelas: Que Rei Sou Eu?, Eu Prometo, Vidas Cruzadas (sua última novela). No cinema esteve em Urubus e Papagaios e no teatro em Baixa Sociedade. Faleceu no dia 21 de janeiro de 2018 no Rio de Janeiro.


sexta-feira, 15 de abril de 2011

TONICO PEREIRA

Tonico Pereira é um dos meus atores preferidos. Conheci o trabalho de Tonico no Sitio do Picapau Amarelo, interpretando o Zé Carneiro, dali em diante pude perceber que ele não era ator de um personagem só, pois brilhou em vários tipos de personagens desde então, passando por O Sexo dos Anjos, Fera Ferida, Porto dos Milagres e chegando até os dias de hoje, onde interpreta o Mendonça na Grande Família, sempre com atuações impecáveis. No teatro esteve em Lampião no Inferno entre tantas outras e no cinema esteve em Como Ser Solteiro, O Cego que Gritava Luz, A Grande Arte. Sem dúvida um dos maiores atores deste país.

IARA JAMRA tem uma voz muito aguda e única, o que faz com que interprete sempre personagens cômicos. Apareceu para o grande público no Castelo Rá-Tim-Bum, mas sua carreira iniciou no teatro em São Paulo em peças como Vida de Cachorro, O Caderno Cor de Rosa de Lore Lamb e Trair e Coçar entre outras. No cinema ganhou prêmio no filme Dedé Mamata e esteve também em A Festa. Na tv ainda atuou em Selva de Pedra, Vida Nova, Tieta, O Rei do Gado e As Três Irmãs.

E mais:

Paola Bettega foi modelo e atriz, sempre enfeitando nossa telinha em programas humorísticos, como Os Trapalhões e também nas pegadinhas do Faustão. Em novelas apareceu em Lua Cheia de Amor e Dona Anja. No teatro esteve com Pedro Aidá em Meu Primo Valter. Hoje em dia se dedica ao jornalismo.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

NIDIA DE PAULA

 
Nidia de Paula, nasceu em uma cidade vizinha da minha-Laje do Muriaé, RJ- e só descobri isso muitos anos após ela ter abandonado a carreira. Nídia foi considerada a Rainha dos Calendários nos anos 70 devido ser a mais solicitada para posar nestes. No cinema mostrou sua beleza em As Moças daquela Hora (indicada ao prêmio "Coruja de Ouro" como melhor atriz coadjuvante), Caminho das Esmeraldas, Nos Tempos da Vaselina entre muitos outros. Participou do programa Os Trapalhões na Rede Globo. Foi jurada do programa Buzina do Chacrinha. Abandonou a carreira no início dos anos 70 e hoje mora no Rio de Janeiro e trabalha como corretora de imóveis.

MILA MOREIRA, ex modelo e manequim, hoje é uma das mais solicitadas atrizes coadjuvantes da tv brasileira. Sempre interpretando mulheres ricas e elegantes. Participou da peça de teatro "Toalhas Quentes" e fez o filme: Os Saltimbancos Trapalhões. Na tv brilhou em Elas por Elas, Tititi, Meu Bem Meu Mal, Anjo Mau entre várias outras, totalizando mais de 20 novelas. Foi casada com o autor Cassiano Gabus Mendes e com os atores Luis Gustavo, Gracindo Júnior e Eduardo Conde. Faleceu no dia 06 de dezembro de 2021.


ISIS DE OLIVEIRA, nasceu em Nova Friburgo em 1949. Iniciou a carreira como modelo. Estreou na televisão na novela O Amor é Nosso  fazendo par romântico com o ex Pedrinho, Júlio César; depois se seguiram: Roque Santeiro, O Outro, Que Rei Sou Eu? e O Campeão pela Bandeirantes em 1996, quando abandonou as novelas. No teatro atuou em Amor de Quatro e Na Sauna. É irmã da modelo Luma de Oliveira. Teve relacionamentos com o ator Nelson Freitas e com a cantora Simone.

E mais:



 

Monique Curi, foi uma garota prodígio nos anos 80, se destacando nas novelas: Marina, Sol de Verão e Baila Comigo. Uma das atrizes preferidas do autor Manoel Carlos, atuou ainda em Felicidade, História de Amor e Laços de Família do autor. Há aproximadamente 5 anos abandonou a carreira para se dedicar aos filhos. No teatro esteve em Lalo e Lia e Betty Blue. Recentemente esteve no elenco de Salve Jorge, novela de Glória Perez e Em Família de Manoel Carlos. Atuou no episódio Consuelo do longa As Desquitadas Em Lua de Mel (1976). Namorou o ator Fernando Wellington.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

AUGUSTO OLIMPIO

Augusto Olimpio estudou teatro no Conservatório Nacional de Teatro, no Rio de Janeiro. Sempre atuou em papéis cômicos, em programas humorísticos e em novelas. Participou das novelas "Duas Vidas", "Saramandaia", "Cabocla". Mas seu grande destaque foi na novela "Sinhà Moça", interpretando um inesquecível sacristão.No teatro atuou ao lado de Fernanda Montenegro na peça "O Marido Vai à Caça "em 1971 (Prêmio Governador do Estado como Revelação).
Nasceu no Rio de Janeiro em 1943 e faleceu na mesma cidade em 1993, vítima de Câncer.

 ILVA NIÑO é sem dúvida uma das maiores atrizes do país. Junto com o marido, já falecido, Luis Mendonça, foi responsável por apresentar o teatro popular nordestino para o sudeste brasileiro, atuando em peças como: "Lampião no Inferno", "A Tocha na América", "Um Sábado em Trinta", entre outras. No cinema fez "O Romance da Empregada" entre outros. Na televisão, Ilva sempre interpreta as empregadas domésticas, mas sempre rouba a cena. Seu personagem mais popular foi a Mina de "Roque Santeiro". Ilva também teve um filho que enveredou pelo teatro, Luis Carlos Niño, morto prematuramente em 2005. Ilva Niño faleceu no dia 12 de junho de 2024 na cidade do Rio de Janeiro.

E mais:

Kaca Barrete nasceu no Paraná em 1965 e foi criado no Espírito Santo onde começou na vida artística, atuando em teatro amador, já no Rio conheceu o diretor Jorge Fernando que foi seu padrinho artístico.Atuou em apenas tres novelas: "Brega e Chique", " Que Rei Sou Eu?" e "Vamp". Depois de 1992, não se encontram informações da continuidade de sua carreira. Kaca chamava a atenção pela aparência saudável e graciosa nas novelas das sete dos anos 80.

 Carmem Palhares, nasceu Carmen da Rosa Palhares em Porto Alegre, onde iniciou a carreira de atriz fazendo Teatro Amador no Grupo de Edson Nequette.
Já no Rio de Janeiro estreia no teatro profissional, atuando em peças, como: "Week End", "Os Sete Gatinhos" de Nelson Rodrigues, "Pif Tac Zig Pong" com Grande Otelo e "Flávia, cabeça, tronco e membros". No cinema se destacou em "Macunaíma", "Os Tres Palhaços", "Vagabundos no Society" entre vários outros. Na televisão se destacou em programas humorísticos com "Os Trapalhões" e Chico Anysio. Seu último trabalho foi na minissérie "Tereza Batista". Faleceu no Rio de Janeiro, deixando dois filhos: João Paulo e Adriana.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

CRISTINA GALVÃO

Cristina Galvão estudou teatro na EAD e estreou nos palcos em 1979 na peça "Se non é vero...é bem trovato!". Logo após este trabalho, Cristina atuou em mais de 10 peças. Estreou na tv na novela "Roque Santeiro". É uma das atrizes coadjuvantes preferidas do autor Aguinaldo Silva. Atuou em : "Tieta", "Duas Caras", "Senhora do Destino" entre outras. No momento, Cristina mostra todo seu talento na novela Ïnsensato Coração"desta vez trabalhando com Gilberto Braga. É uma das melhores atrizes do Brasil.

HUGO GRATIVOL- É um jovem ator carioca, faz parte do grupo teatral "Nós do Morro", onde atuou em várias peças. No cinema atuou em um dos filmes mais badalados de todos os tempos do cinema nacional, "Tropa de Elite". Na televisão, Hugo chamou a atenção ao interpretar o guarda costas atrapalhado Zé Carlos na novela "TI TI TI". Está no início da carreira, mas já chama a atenção pelo talento.


THAIS DE CAMPOS- Foi uma das atrizes mais atuantes da televisão na década de 80, onde esteve presente nas tramas: Ëlas por Elas", "Livre para voar", "Bambole"entre outras. Continua na ativa e é uma das atrizes preferidas do diretor Wolf Maya. Fez várias peças de teatro e esteve no filme "Dedé Mamata". Esteve na série "Lara com Z", novamente contracenando com Suzana Vieira. Em 2012 fez "Fina Estampa".

E mais:


Cacau Hygino estudou teatro na casa de Artes de Laranjeiras e atuou nas peças Ö Abre Alas", Ö Amigo Oculto"entre outras. Se dedicou muito à carreira de jornalista e assessor de imprensa durante os anos 2000, tempo que também escreveu alguns livros, como "Nós e nossos cães" e " Mulheres Fora de Cena". No momento Cacau volta exercitar seu ofício de ator, está no elenco da novela "Insensato Coração".

Yaçanã Martins é filha do cantor e compositor Herivelto Martins. Já fez várias peças e caiu nas graças do autor Gilberto Braga, se tornando figura fácil em suas novelas. Se destacou em: "Corpo a Corpo", "Vale Tudo", "O Dono do Mundo", Força de Um Desejo", "Paraiso Tropical" entre várias outras.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CLEYDE BLOTA

Cleyde Blota é uma das mais talentosas, belas e elegantes atrizes brasileiras. Sempre enfeitou as telenovelas com personagens coadjuvantes marcantes. Atuando em novelas como: "A Muralha", "Dez Vidas", "Ti Ti Ti", "Torre de Babel", "Gente Fina" entre muitas outras. No cinema esteve no filme As Aventura de Tio Maneco e nos palcos atuou no grande sucesso Tolhas Quentes dirigida por Bibi Ferreia. Está casada com o diretor Gonzaga Blota há mais de 30 anos. Atuou também no teatro e no cinema.
Ibanez Filho nasceu em Santana do Livramento no dia 10 de setembro de 1926. Iniciou a carreira no filme "O Craque". Foi diretor do Teatro Villa Lobos no Rio de Janeiro. Produziu e dirigiu vários filmes e programas de tv. Casou-se com a atriz Aracy Cardoso. Seu último trabalho foi na telenovela "Tocaia Grande". Faleceu  no Rio de Janeiro em 02 de novembro de 2006.
E mais:
Valentim Anderson se destacou em várias comédias do cinema nacional e em programas humorísticos, como "Reapertura" no SBT. Seus filmes de maiores bilheterias foram: "Escalada da Violencia", "Os Tres Palhaços" e "Tô na Tua ô bicho". Fez a peça a "Filha do Presidente" com Patrícia Pillar.
Teve importante atuação no teatro de Revista em musicais, como: Comigo é no Caracaxá e Encosta a Cabecinha (1958), ambas dirigidas por Silva Filho. Seu último registro no teatro foi na peça de 1994: O Remédio É Mulher, dirigida por Guilherme Corrêa.
Já é falecido.


CINIRA CAMARGO

Cinira Ferreira de Camargo atuou em vários filmes da era Pornochanchada, como: "As Cangaceiras eróticas" e "A Ilha das Cangaceiras Virgens" entre outros. No teatro atuou em: Hair, Macunaíma e No Sex, Please com Etty Fraser. Mas foi na televisão que Cinira ganhou notoriedade, principalmente nas novelas de Walter Negrão, com quem teve um logo relacionamento. Atuou em "Um Sonho a Mais", "Direito de Amar", "Que Rei Sou Eu?", "Top Model" e "Tropicaliente". No início dos anos 2000 Cinira abandonou a carreira de atriz para se dedicar a advocacia. Em 2020 retorna às novelas, participando de "Amor de Mãe".


E mais:
Ione Igrejas atuou em "Paraíso" e fez outras participações na tv. Após os anos 80 sumiu do mapa.

Alfredo Damiano estudou teatro na EAD de São Paulo. Foi considerado um dos melhores atores da nova geração dos anos 80. Atuou na novela do SBT "Uma Esperança no Ar" e se destacou no filme "Feliz Ano Velho" ao lado de Marcos Breda e Malu Mader. Faleceu no mesmo dia que Ayrton Senna - 01 de maio de 1994.
Mariza Alfaya atuou na novela "Final Feliz" e fez outras pequenas participações na tv. Desde então se dedica à música. Foi namorada do ator Rômulo Arantes.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CHAGUINHA

José Gabriel Chagas começou a carreira no circo, como escada de outros artistas como Arrelia. Com o sucesso da carreira resolve se aprimorar e faz curso de Teatro com Vida Alves. Estreia na peça "O Soldado Tanaka" ao lado de Sérgio Cardoso e Tarcísio Meira. Estreia no cinema em 1963 no filme "Lampião, o Rei do Cangaço", atuou também nos filmes: "Maridos em Férias" (1972) e "Como Consolar Viúvas" (1976).
Mas Chaguinha se destacou mesmo foi na televisão em novelas como: "Final Feliz", "Tieta", "Senhora do Destino", "Perigosas Peruas" entre outras e seu personagem conhecido até hoje é o Rabicó do seriado infantil "Sitio do Picapau Amarelo". Faleceu em dezembro de 2014.

E mais:
Theresa Castro, nasceu Thereza Maria de Castro Siqueira no dia 28 de dezembro de 1931. Foi uma das atrizes coadjuvantes preferidas de Ivani Ribeiro, atuou em novelas desta autora, como "Hipertensão", "O Sexo dos Anjos" e "Mulheres de Areia". Foi modelo. É formanda em piano pelo Instituto Nacional de Música. Escreveu "Minha Cigana" (contos), "Orações e Preces ao Senhor" (livros de bolso), "O Rubi de Ísis" (contos), "O Achado na Floresta" (infantil) e "Um Grito na Aldeia" (conto). Faleceu no dia 07 de fevereiro de 2013.

Fonte: http://therezacastro.blogspot.com.br/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TONY VERMONT

Tony Vermont é o pseudônimo artístico de José Antonio Autran de Medeiros, ex seminarista que nos anos 70 e 80 foi um dos atores coadjuvantes mais engraçados da nossa tv. Atuou em vários filmes dos Trapalhões e no teatro atuou ao lado de Patrícia Pillar na comédia "A Filha do Presidente". Em novelas esteve em "O Astro", "Vereda Tropical", "Voltei pra Você", "Livre Para Voar" entre outras. Após processar a Rede Globo, nunca mais foi convidado a atuar. Teve três filhos: Janaína, Márcio Christiano e Leonardo. Faleceu no ano de 2002 em Curitiba, Paraná.

E mais:


Deborah Fucs nasceu no dia 20 de julho de 1964, teve uma carreira meteórica, atuou apenas na novela "Livre Para Voar" interpretando a vilãzinha Suzana e na minisserie "Memórias de um Gigôlo" onde conheceu Walter Avancini com quem se casou e teve uma filha. A última notícia da atriz data do início da década de 2000, onde esteve no velório do então ex marido, o diretor Walter Avancini.
Nos anos 1990 atuou na novela portugues "A Banqueira do Povo", assinando como Deborah Aizim.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

RICARDO GARCIA

Ricardo Garcia Costa nasceu em Uberlândia, MG em 20 de Setembro de 1962. Nasceu em uma família de artistas, filho do roteirista Gilberto Garcia e irmão das atrizes Isabela e Rosana Garcia, seu irmão mais velho, Gilberto, também atuou no programa de Moacyr Franco e no filme "Os Desqualificados". Atuou nos casos Especiais "Medéia" e "Boas Festas e Feliz Natal". Em novelas, esteve presente em: "Fogo Sobre Terra", "O Semideus", "O Grito", "Sinhazinha Flô", "Estúpido Cupido". Abandonou a carreira de ator no início da adolescência e tentou se estabelecer como redator de humor nos anos 80 e 90. Seu último trabalho como ator foi em um documentário sobre a vida de Getúlio Vargas produzido pelo Globo Repórter em 1980. Hoje trabalha no escritório de Tony Belloto e Malu Mader em um trabalho burocrático.



GILBERTO GARCIA  nasceu em Uberlândia no dia 28 de maio de 1936 e foi batizado como Antonio Gilberto Garcia Costa, pai das atrizes Rosana e Isabela Garcia, foi um grande roteirista nos primórdios da televisão. Se destacou na tv globo sendo redator dos programas: "Moacyr Franco Show", "Chico Anisio Show" e "Os Trapalhões". Iniciou na carreira artística fazendo teatro em Uberlândia e ainda na terra natal trabalhou na Rádio PRC 6 Rádio Difusora de Uberlândia com bastante sucesso no Programa Tudo Pode Acontecer com Evandro Luiz da Silva e Clayton Silva. Estreou na tv em 1960 no Humorístico Miss Campeonato. Fez bastante sucesso interpretando Seu Tuim no humorístico Escolinha de Grupo (1961) na TV Paulista, programa de Manoel da Nóbrega. Atuou na novela "Vejo a Lua no Céu". Gilberto também foi cantor no início da vida artística. Atuou como produtor de elenco da Rede Globo na década de 1970. Após trabalhar no SBT nos anos 80, abandonou a carreira artística e se mudou para Goiânia, onde atuou como empresário, falecendo nesta mesma cidade no ano de 1996 de infarto.

Fonte: Site Evandro Luiz da Silva.

E mais:

Cláudia Loureiro foi uma atriz mirim dos anos 1970. Atuou na novela A Corrida do Ouro. Claudia é filha dos atores Oswaldo e Madalena Loureiro. Abandonou a carreira artística e hoje é casada com o ex-jogador: Alemão, com quem tem três filhos.